Exemplo de reportagem

HOMEM ADRENALINA


Desde pequeno, o apresentador Bear Grylls gosta de perigo, longe ou perto das câmeras

24.09.2010 | Texto por Diogo Rodriguez Fotos Divulgação/Discovery Channel

Bear Grylls durante a filmagem de À prova de tudo
Bear Grylls durante a filmagem de À Prova de Tudo

Edward Grylls não é um viciado qualquer em adrenalina. Desde pequeno, ele gosta de estar em situações de risco. E dizer “pequeno” não é exagero. Sua primeira aventura perigosa foi aos sete anos. “Eu estava sempre machucado. Lembro de ter sido resgatado pela Guarda Costeira quando tinha sete anos porque fiquei preso na areia movediça tentando cruzar uma enseada durante a maré baixa. Minha mãe me obrigou a cuidar do jardim da Guarda Costeira local durante duas semanas”, contou ao site da Trip pelo telefone. Aos 23 anos, conquistou o Monte Everest e se tornou o mais jovem escalador britânico a realizar o feito.

"Lembro de ter sido resgatado pela Guarda Costeira quando tinha sete anos porque fiquei preso na areia movediça"

Mais conhecido como pelo apelido, Bear Grylls ficou famoso colocando suas habilidades de sobrevivência em teste no programa À Prova de Tudo, exibido no Brasil pelo Discovery Channel. Sempre em algum lugar inóspito e distante, já bebeu água tirada das fezes de um elefante na África, ficou preso dentro uma antiga mina sem luz, desceu corredeiras perigosas numa canoa feita de galhos de árvore e o tecido que sobreou de um para-quedas. Nada muito distante dos seus passatempos, porém. Durante uma entrevista, o ex-militar britânico (fez partes das Forças Especiais) contou que havia acabado de voltar de férias nada relaxantes para um ser humano comum: “Acabei de voltar do Ártico, liderei uma expedição num pequeno barco. Foi uma enorme aventura, uma experiência libertadora poder estar com meus bons amigos numa aventura, uma genuína exploração em águas desconhecidas”.

Divulgação/Discovery Channel

Grylls simula uma situação de emergência em No pior dos casos
Grylls simula uma situação de emergência
em No Pior dos Casos

Bear está terminando de filmar a sexta temporada do programa e recentemente ganhou mais um, No Pior dos Casos, onde ensina como sobreviver a situações perigosas na cidade. Um pouco mais leve do que sua primeira experiência na TV, o aventureiro de 36 anos explica aos espectadores o que fazer caso seu carro perca o freio e caia na água. Ou como agir no caso de um terremoto. Coisas que, segundo ele, não necessitam de treinamento: “Às vezes eu ponho uma emoção extra, mas 90% são coisas que qualquer um pode fazer. Muito do que envolve essas situações envolve pensar claramente e não ter pressa e não entrar em pânico, que te faz agir incoerentemente”.

Pai de três filhos (Jesse, 8, Huckeberry, 7, e Marmaduke, 4) e casado com Shara Cannings Knight há dez anos, Bear tenta poupar a família do estresse de vê-lo comendo vermes ou atravessando uma geleira por dentro: “É difícil porque estou sempre fora e há risco envolvido. Mas conheci minha esposa quando eu estava no exército, então ela sabe do perigo. Nós não falamos muito sobre o que aconteceu quando eu volto. Algumas vezes ela vê na TV, mas já sabe que estou seguro. Meus filhos, por outro lado, querem saber de todas as histórias, mas tenho que ser um pouco seletivo”.

E parece que seu gosto por aventura já tomou conta dos três garotos: “Eu não os deixava assistir [aos programas] porque não queria que pensassem que o pai deles tinha um emprego esquisito. Mas os amigos da escola falavam sobre isso e eu decidi deixá-los assistir, e eles adoram. Tentam comer formigas, sobem em árvores e pegam vermes. Metade de mim adora e metade pensa: “Ah, não! Quero que eles tenham um emprego normal”.

Ainda é cedo para saber se a família Grylls terá uma nova geração de exploradores aventureiros. Enquanto isso, Bear continua sua vida de situações extremas e perigosas, perto e longe das câmeras: “Eu sinto que faço o programa desde que sou pequeno, só que ele não era filmado antes. Era uma das poucas coisas nas quais eu era bom enquanto crescia, foi onde achei minha identidade”. Bear Grylls não só gosta de adrenalina, ele é a própria definição de adrenalina.

"Eu sinto que faço o programa desde que sou pequeno, só que ele não era filmado antes"

Veja Bear Grylls:
No Pior dos Casos: terças, às 21h
À Prova de Tudo: reprises da terceira temporada às quartas-feiras, às 18h, a partir de 29/9. Estreia da quinta temporada (inédita) em 2 de novembro, às 21h
Ambos no Discovery Channel

0 comentários:

Postar um comentário